Terceiro Setor


Serviços

Oferecer serviços de Consultoria e Assessoria para as Instituições, ajudando desenvolver sua capacidade na construção de sua missão, para enfrentar os desafios.

1. Criação de ONGs, Associações, Fundações e OSCIPs

  • Elaboração de Estatuto

  • Escritura pública de constituição da Associação/Fundação;

  • Ata de Criação da Associação/Fundação;

  • Ata de Eleição de Diretoria;

  • Reformulação de Estatuto;

  • Registro em Cartório;

  • Inscrição CNPJ;

  • Assessoria Jurídica.

2. Assessoria para Certificações

  • Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal;

  • Inscrição nos Conselhos: Municipal de Assistência Social, Esporte, Cultura, Saúde, Criança e Adolescente, Juventude, Idoso e Meio Ambiente;

  • Qualificação como OSCIP(Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) conforme Lei nº 9.790/99.

3. Serviços junto a Repartições Públicas

  • Alvará de Funcionamento;

  • Licença Vigilância Sanitária;

  • Licença Corpo de Bombeiro;

  • Licença Ambiental;

  • Certidões e Certificados para Processos em Geral;

  • Certidões Negativas: Tributos Federais, Tributos Estaduais, Tributo Municipais, INSS, FGTS e demais previstas em lei.

4. Tributos e Obrigações Acessórias

  • Elaboração e entrega anual da DIRF(Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte);

  • Elaboração e entrega mensal e semestral da DCTF e DACON;

  • Elaboração e entrega do DIPJ(Declaração de Informações Econômicas Fiscais da Pessoa Jurídica;

  • Entrega da RAIS(Relação Anual de Informações Sociais).

5. Gestão Contábil

  • Contabilidade Gerencial;

  • Folha de Pagamento;

  • Controle Patrimonial;

  • Contabilização de Doações, Gratuidades, Custo, Obtenção de Fundos, Depreciação;

  • Contabilização de Contratos, Convênios e Termos de Parcerias;

  • Outros serviços e demais rotinas contábeis.

6. Assessoria em Prestação de Contas

  • Contratos, Convênios e Termo de Parceria;

  • Entidades que exigem Prestação de Contas: Ministério da Justiça e Ministério Público;

  • INSS (Instituto Nacional do Seguro Social);

  • Demonstrações Contábeis;

  • Informações Bancárias;

  • Inventário Patrimonial;

  • Relatório de Auditoria.

7. Gestão Operacional

  • Avaliação de Ações Sociais;

  • Avaliação Institucional;

  • Avaliação do Perfil do Trabalho;

  • Avaliação do Trabalho e do desempenho global da Entidade;

  • Gerenciamento das Entidades de Interesse Social;

  • Relatório de Atividades.

8. Consultoria em Projetos e Captação de Recursos

  • Elaboração de Projetos Sociais;

  • Captação de Recursos.

9. Acompanhamento e Análise

  • Análise Contábil/Financeira, de gestão de projetos e execução de planos de trabalho, acompanhamento e avaliação de indicadores e resultados obtidos;

  • Apuração da Receita Base nas Peças Contábeis;

  • Necessidade da apuração dos custos, incorridos dos serviços prestados;

  • Segregação contábil das receitas, despesas, custos e patrimônio por atividade desenvolvida;

  • Segregação dos recursos públicos, doações e receitas geradas pela Instituição rateio contábil (obrigatório);

  • Evidenciação de serviços gratuitos e demais projetos;

  • Apuração das isenções usufruídas;

  • Controle externo dos Tribunais de Contas e Ministério Público.

10. Planejamento Estratégico

O plano ou planejamento estratégico para as Instituições é fundamental, pois buscam atingir sua sustentabilidade e cresce com desenvolvimento. É uma ferramenta de apoio e orientação a equipe de gestão social.
Dentre os benefícios que o Planejamento Estratégico pode trazer para uma Instituição, podem ser destacados:

  • A compreensão explícita do propósito, dos negócios, dos valores, da visão e da missão organizacionais por todos os colaboradores de uma Instituição: funcionários e gestores, bem como pelos membros externos com os quais a Instituições interage;

  • Maior comprometimento de todos esses atores para concretização da missão, visão e dos objetivos e metas organizacionais;

  • Estabelecimento das bases para um pensamento voltado para o futuro, que se constitui no suporte para mudança;

  • Fortalecimento do espírito de equipe e consequente melhoria da eficiência.

11. Elaboração de Balanço Social

O que é?
O balanço social é um demonstrativo publicado anualmente pela empresa reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. É também um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa.

No balanço social a empresa mostra o que faz por seus profissionais, dependentes, colaboradores e comunidade, dando transparência às atividades que buscam melhorar a qualidade de vida para todos. Ou seja, sua função principal é tornar pública a responsabilidade social empresarial, construindo maiores vínculos entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente.

O balanço social é uma ferramenta que, quando construída por múltiplos profissionais, tem a capacidade de explicitar e medir a preocupação da empresa com as pessoas e a vida no planeta.

Os beneficiários
O balanço social favorece a todos os grupos que interagem com a empresa. Aos dirigentes fornece informações úteis à tomada de decisões relativas aos programas sociais que a empresa desenvolve. Seu processo de realização estimula a participação dos funcionários e funcionárias na escolha das ações e projetos sociais, gerando um grau mais elevado de comunicação interna e integração nas relações entre dirigentes e o corpo funcional.

Aos fornecedores e investidores, informa como a empresa encara suas responsabilidades em relação aos recursos humanos e à natureza, o que é um bom indicador da forma como a empresa é administrada.

Para os consumidores, dá uma ideia de qual é a postura dos dirigentes e a qualidade do produto ou serviço oferecido, demonstrando o caminho que a empresa escolheu para construir sua marca. E ao Estado, ajuda na identificação e na formulação de políticas públicas. Enfim, como dizia Betinho: "o balanço social não tem donos, só beneficiários".